Simplificar sem perder a essência

View Original

Como escrever textos autênticos sem expor sua vida pessoal.

Sou apaixonado por psicologia. Para mim, não existe nada mais fascinante do que a mente humana. Leio, estudo e penso tanto sobre o assunto que, vez ou outra, crio minhas próprias teorias.

Esta aqui foi validada pela Ana Roberta, que é minha amiga do coração e foi minha colega de pós em psicologia da comunicação.

🧠 As 3 versões da sua personalidade

Existem basicamente 3 “eus” dentro de você: o eu-íntimo, o eu-social e o eu-profissional.

  • O eu-íntimo é a versão da sua personalidade mais despreocupada com a opinião dos outros. Só pessoas próximas de você têm acesso ao seu eu-íntimo.

  • O eu-social é a versão mais educada da sua personalidade, que você molda de acordo com o contexto e as pessoas com quem você interage.

  • O eu-profissional é a versão da sua personalidade criada para lidar com situações relacionadas a trabalho. O eu-profissional é uma das muitas versões do eu-social.

Uma pessoa autêntica transita entre esses três eus com fluidez, revelando diferentes dimensões de cada versão da sua personalidade, mas mantendo um senso de integridade e unidade.

🧜🏼‍♂️ Autenticidade estratégica

Se você usa redes sociais como canal de comunicação com potenciais clientes, acredito ser essencial revelar uma versão da sua personalidade que representa uma intersecção entre seus três eus. Isso é o que chamo de autenticidade estratégica.

Autenticidade estratégica é revelar partes do seu eu-íntimo, social e profissional para que seu público conheça um pouco sobre a pessoa por trás do conteúdo.

Coloco isso em prática desta forma: quando compartilho uma história pessoal, conecto o conteúdo a um tema relacionado ao meu trabalho. Um exemplo: meu texto “Um profissional com pouco experiência pode oferecer a melhor solução”.

Se compartilho informações mais técnicas, dou um toque pessoal para o conteúdo. Não é por acaso que comecei este texto falando da minha paixão por psicologia e mencionando minha amiga Ana Roberta.

É esse equilíbrio entre pequenos recortes da minha vida e conteúdo técnico que me permite ser autêntico sem precisar expor minha vida pessoal mais do que desejo.

O que é autenticidade para você? Me conta nos comentários.

Quer aprender a escrever com mais autenticidade, clareza, estratégia e fluidez?