Como eliminar bloqueios de escrita e criatividade e não depender de inspiração.
Uma amiga me disse que, com frequência, se sente bloqueada para escrever. Ela me perguntou como consigo produzir textos com tanta rapidez para compartilhar nas redes sociais. Eis o meu segredo nada secreto: desenvolvi um fluxo de criação.
Um fluxo de criação não é uma receita de bolo que você segue passo a passo. São apenas lembretes do que fazer quando você se sente bloqueada(o) ou perdida(o).
Estas são as 4 etapas do meu fluxo de criação de textos:
🫀IMAGINAR
No começo, meu único objetivo é encontrar um ponto de partida para escrever. Um insight que surgiu de uma leitura, uma técnica para compartilhar, uma reflexão sobre um assunto, uma pergunta que me enviaram.
Nesta etapa, não me preocupo em fazer sentido ou ser coerente. Guiado pela minha intuição, jogo palavras na página tentando registrar meu fluxo de pensamentos.
🫁 EXPLORAR
Releio o que escrevi e procuro identificar que ideias têm fôlego para render um bom texto. Penso mais profundamente sobre elas.
Nesta etapa, não estou preocupado com o texto em si, apenas com explorar possibilidades para ganhar mais clareza sobre o tema que estou escrevendo a respeito.
🧠 ORGANIZAR
Escrevo um primeiro rascunho do texto completo, agora consciente da principal ideia que quero compartilhar.
Nesta etapa do processo, já tenho confiança sobre o valor que o texto vai trazer para quem lê. Isso orienta minhas escolhas relacionadas ao tom, à ordem das informações e ao ritmo.
👁️ REFINAR
Deixo o texto descansar por algumas horas. Depois, com o olhar apurado, releio do início ao fim em voz alta e identifico as partes que estão vagas, confusas ou que não estão fluindo.
Sigo fazendo ajustes até que texto faça um bom trabalho representando a ideia que quero compartilhar.
Na prática, esse processo não é linear e não acontece uma vez só. Quanto mais longo o texto, mais vezes repito cada etapa.
Quando estou envolvido com a ideia, as fronteiras entre essas etapas desaparecem. Até que isso aconteça, focar em uma etapa de cada vez é o que me ajuda seguir trabalhando independente de bloqueios de escrita.