Simplificar sem perder a essência

View Original

Uma técnica simples que ajuda a ganhar clareza sobre suas ideias.

Escrever o primeiro rascunho de um texto é começar a navegar. Nessa etapa, o mais importante é fluir, se manter em movimento. Escreva até registrar todas as ideias que estão flutuando na sua cabeça (mais sobre isso no post de ontem).

Depois, é hora de ancorar onde quer que você tenha chegado nessa primeira sessão de escrita e avaliar para onde as correntezas da sua mente te levaram. Se você escreveu o primeiro rascunho à mão, agora é um bom momento para digitar o texto no computador.

Uma técnica simples que ajuda a ganhar clareza sobre o que você escreveu: separe todas as frases com uma linha em branco. Assim:

Um texto é um conjunto de afirmações que expressam sua perspectiva sobre um tema.

[Linha em branco]

Cada frase representa uma afirmação e cada afirmação é um passo do seu raciocínio na direção de uma conclusão.

[Linha em branco]

Fica mais fácil identificar que peças do raciocínio você já tem e quais estão faltando quando você considera cada frase separadamente.

Três perguntas importantes sobre seu primeiro rascunho:

  1. Que ideias surgiram?

  2. Que ideias ainda estão confusas?

  3. Que ideias merecem ser aprofundadas?

Mergulhe nas entrelinhas de cada frase em busca de ideias subentendidas. Considere as suposições que você fez intuitivamente a respeito do conhecimento das pessoas sobre o tema do texto.

Escreva o óbvio. Defina conceitos básicos. Explore diferentes perspectivas.

Seu foco nesta etapa é voltar desse mergulho nas entrelinhas com mais clareza sobre as conexões que você precisa recriar na mente do leitor para que ele reconheça a relevância da sua ideia.

Exercício: Mergulhe nas entrelinhas do primeiro rascunho de um texto que você escreveu. Comece separando as frases. Depois, identifique que peças do raciocínio você já tem, quais precisa clarificar e quais precisa desenvolver melhor.

Vou adorar saber se você fez este exercício. Me conta nos comentários.