Simplificar sem perder a essência

View Original

Escrita prolixa? Um exercício rápido para praticar seu poder de síntese.

A maior habilidade que desenvolvi como publicitário foi o poder de síntese, a capacidade de encontrar a essência de ideias.

Quero mostrar para você o impacto que compactar sentido tem na objetividade de um texto. Observe este exemplo:

“Quando as nossas ideias ainda não estão muito claras na nossa cabeça, é super comum que os primeiros rascunhos que a gente escreve de um texto sejam bastante recheados com várias palavras, expressões e frases que não acrescentam nada de valor à ideia que desejamos compartilhar e simplesmente ocupam um espaço enorme na página, tornando o texto mais longo do que é necessário, já que são extremamente redundantes.”

Como expressar a mesma ideia com mais objetividade?

“Falta de clareza sobre nossas ideias resulta em textos desnecessariamente longos.”

A primeira frase tem 68 palavras e dilui o insight que quero compartilhar. A segunda tem 11 palavras e vai direto ao ponto, além de representar uma redução de 83.8 % no tempo de leitura.

Quando você elimina frases prolongadas, seus textos se tornam mais objetivos, dinâmicos e confiantes.

Como fazer isso? Identificando a essência do que você quer dizer em cada frase e eliminando todo o resto, ou seja, filtrando pensamentos e destilando ideias.

Vale lembrar que, muitas vezes, apesar de desnecessárias para o entendimento de uma ideia, certas palavras e expressões tornam uma passagem mais bonita, cadenciada, precisa, intensa ou intrigante.

Sua intenção, estilo e sensibilidade são os melhores guias para avaliar quando é pertinente sacrificar objetividade por estética e vice-versa.

Exercício: Reescreva a seguinte frase com mais objetividade.

“Agora eu finalmente consegui entender que existe uma grande diferença entre escrever para simplesmente registrar os pensamentos que surgem na minha mente quando estou trabalhando no rascunho de um texto e escrever com o objetivo de revelar meus melhores insights na versão final que compartilho com outras pessoas.”

Depois de fazer o exercício, leia abaixo minha versão 74% mais curta da frase acima.

“O rascunho de um texto registra pensamentos, a versão final revela insights."