O que é escrita essencialista e como ela multiplica o impacto de textos.
Somos seres emocionais, acima de tudo. Por isso, a escrita enrijecida demais por regras e técnicas nos soa fria e impessoal.
Mas também somos seres pensantes que, a cada momento, criam sentido para suas experiências. Por isso, a escrita despreocupada demais com lógica nos soa confusa e enfadonha.
Na busca pela integração da nossa força intuitiva com nossa capacidade intelectual, desenvolvi o método de escrita essencialista.
Toda e qualquer semelhança com o livro “Essencialismo”, do Greg McKeown, não é mera coincidência.
Mas minha escrita não se tornou essencialista após a leitura do livro.
Reconheci nas ideias do autor que o tipo de texto que me interessa escrever é pautado pela mesma busca disciplinada por menos distrações e mais foco, proposta pelo essencialismo.
Inspirado pelo princípio de concentrar meus esforços no que de melhor posso trazer para o mundo, criei um método de escrita que aponta caminhos para a busca disciplinada da produção de textos:
Menos impessoais e mais autorais
Menos confusos e mais claros
Menos aleatórios e mais intencionais
Menos superficiais e mais profundos
A escrita essencialista propõe a combinação da liberdade de práticas da escrita criativa com a assertividade de técnicas da escrita persuasiva.
O objetivo é multiplicar o impacto dos seus textos encontrando um ponto de equilíbrio entre expressão e comunicação, subjetividade e objetividade, coração e mente.
É entre esses polos, e não nos seus extremos, que se encontra a verdade sobre qualquer assunto.
Nada tem mais impacto do que uma verdade que faz sentido e nos faz sentir.
Conheça meu curso de escrita essencialista Maremoto, que ensina a dizer mais com menos palavras.