Ao tentar dizer muito, podemos acabar não dizendo nada.

Um copo de refrigerante cheio de gelo.

Quero que você lembre dessa imagem quando reler um texto que escreveu e perceber que ele está genérico ou superficial. Vou explicar por quê.

Imagina que você leu um livro incrível sobre como trabalhar de forma mais produtiva. O conteúdo impactou você ao ponto de motivar a escrita de um texto para compartilhar esse conhecimento na sua newsletter. Você senta e começa a escrever sobre gestão do tempo, hábitos matinais, técnicas de concentração, além de incluir reflexões filosóficas sobre estado de presença, propósito e capitalismo.

Seu objetivo é dizer mais com menos palavras, resumir as ideias mais importantes, listar os insights mais práticos. Ou seja, você está tentando recriar em alguns parágrafos o mesmo efeito que um livro precisou de dezenas de páginas para ter em você. Percebeu o problema?

Quando temos muitas ideias e pouco espaço, corremos o risco de tentar dizer muito e acabar não dizendo nada.

Acontece comigo o tempo todo.

Muitos dos meus primeiros rascunhos têm uma alta concentração de ideias. Nessas horas, lembro do copo de refrigerante cheio de gelo. Faço a seguinte associação: o número de ideias em um texto é como o número de pedrinhas de gelo que colocamos em um copo de refrigerante.

Quanto maior a quantidade de gelo, mais aguada e sem gosto a bebida fica. Da mesma forma, quanto maior a quantidade de ideias, mais genérico e superficial o texto fica.

A escrita não impacta apenas pelas informações que incluímos, mas também por aquelas que intencionalmente deixamos de fora.

Cada ideia que eliminamos, cada parágrafo que encurtamos, cada frase que deletamos abre espaço para as ideias, as frases e os parágrafos que sobram serem melhor elaborados, aprofundados e refinados.

Experimente fazer este exercício. Ao editar um texto que você escreveu, leia cada frase e se pergunte: Se eu eliminar este trecho:

  • O texto fica confuso, incoerente ou desconexo?

  • O texto perde autenticidade, originalidade ou fluidez?

Se sua resposta for não para essas perguntas, experimente eliminar a frase. Considere, então, que outros detalhes você pode incluir no espaço que criou no texto para torná-lo mais coeso, surpreendente, fluido e profundo.

Anterior
Anterior

Motive novos seguidores a maratonar seu conteúdo no Instagram usando esta estratégia simples.

Próximo
Próximo

Uma forma simples de avaliar se a sua escrita é iniciante, intermediária ou avançada.