O algoritmo quer mais vídeos que entretêm, mas o mundo precisa de mais textos que provocam reflexão.
Conteúdo de entretenimento é uma folga que damos para o cérebro. É um alívio das pressões, responsabilidades e decisões que preenchem nossos dias. Quando estamos sendo entretidos, não precisamos fazer nada, apenas consumir o conteúdo passivamente.
🧠 Conteúdo que provoca reflexão engaja toda a potência do nosso cérebro.
É um mergulho no que pensamos, sentimos e acreditamos. Quando estamos refletindo, fazemos conexões entre ideias ativamente. Isso exige disposição, energia, tempo.
Que fique claro. Não tenho nada contra entretenimento puro que existe só para fazer a gente se sentir bem. E digo mais. Acredito ser possível usar entretenimento para ensinar e provocar reflexão. O que questiono é a decisão do Instagram de priorizar a distribuição de um único formato de conteúdo para todo mundo.
Meus reels, por exemplo, têm um alcance muito maior que meus posts no feed. Pessoas que escolheram me acompanhar para ler meus textos seguido dizem que não estão recebendo meu conteúdo nesse formato.
😒“O Instagram é uma empresa,” defendem os céticos.
🙄“É isso o que o povo quer,” repetem os resignados.
😤“Não tá feliz vai embora,” sugerem os pragmáticos.
Exatamente porque esse tipo de argumento é tão comum no debate sobre diversos temas que o mundo e as redes sociais precisam equilibrar entretenimento e reflexão.
☝️O Instagram é uma empresa sim, mas não esquece que nós que criamos conteúdo também somos clientes.
✌️É isso o que o povo quer sim, mas muito do que a gente quer, em excesso, nos faz mal.
🤟Não tô feliz, mas não vou embora não.
Nesse mar de dancinhas e gracinhas para agradar o algoritmo, quero ser uma das pessoas que passam pelo seu feed no Instagram para te lembrar do poder da palavra escrita.
💡Quero te lembrar que existem ideias merecedoras da sua atenção que não cabem em vídeos de 30 segundos.
Quero te lembrar da forma particular como textos expandem a mente e criam ondas nesse mar que existe dentro do seu peito.
Conheça mais pessoas que querem nadar contra a maré do algoritmo e escrever textos que provocam reflexão. Vem conhecer meu curso de escrita Maremoto.