Não confunda autenticidade com expressão pessoal.
Dizer que seu conteúdo precisa ser autêntico já virou senso comum. O que infelizmente ainda não virou senso comum é a diferença entre autenticidade e expressão pessoal.
Confundir o significado dessas duas palavras pode resultar em conteúdo onde você se expõe mais do que gostaria ou mesmo mais do que deveria.
🤓 Qual a diferença
A diferença entre autenticidade e expressão pessoal pode ser resumida com a mesma palavra que diferencia trabalho e hobby: foco.
Quando você pratica um hobby, o foco do que você faz é sua satisfação pessoal. Quando você trabalha, o foco do que você faz é a satisfação da(o) sua(seu) cliente.
Quando você escreve um texto só para se expressar, o foco do que você diz é colocar seus pensamentos e emoções para fora. Quando você escreve um texto de um lugar autêntico, o foco do que você diz é provocar pensamentos e emoções em quem vai ler.
Mesmo que você não se importe em compartilhar seus pensamentos, emoções e experiências mais íntimas na internet, no contexto de um perfil profissional, é preciso discernimento.
🙄 O efeito contrário
Expressão pessoal em excesso pode ter o efeito contrário do desejado. Em vez de conexão, o resultado pode ser desconexão pelo foco excessivo em você em vez do seu trabalho.
Cada projeto/negócio tem suas particularidades. Você é a melhor pessoa para julgar o que faz sentido no seu contexto.
Como princípio geral, quando você intencionalmente decide mostrar o ser humano por trás do conteúdo, focar em expressão pessoal faz sentido. Se você se expõe porque, em algum lugar, alguém te disse que você precisa abrir seu coração para o mundo para seu projeto/negócio dar certo, estou aqui para te dizer que isso não é necessário.
Autenticidade não é vulnerabilidade, mas presença. E existe uma forma de você se fazer presente no seu conteúdo sem expor sua vida pessoal: em vez de escrever SOBRE você, aprenda a escrever COMO você.