Sinais de que você escreve demais ou não escreve o suficiente.
Minha experiência trabalhando com escrita por mais de uma década me mostrou que a grande maioria das pessoas escreve demais ou não escreve o suficiente.
🤮 Escrever demais
Quem escreve demais costuma confiar cegamente na intuição.
São pessoas com muitas ideias, conhecimento e experiência, mas com dificuldade para organizar seus pensamentos e diferenciar o que é essencial do que é detalhe. O resultado são textos com muitas palavras que dizem muito pouco.
Sinais de que você escreve demais:
Dificuldade para diminuir o número de palavras dos seus textos.
Sensação de que seus textos ficam confusos e têm muitas ideias.
Receio de que vão achar seu conteúdo superficial.
Se você escreve demais, precisa aprender a usar técnicas para ganhar perspectiva sobre o que escreve, a identificar a principal ideia de um texto, e a construir um raciocínio que deixe evidente para o leitor a relevância que você reconhece em tal ideia.
🤐 Não escrever o suficiente
Quem não escreve o suficiente também pode ter muitas ideias, conhecimento e experiência, mas costuma confiar demais em fórmulas e roteiros. São pessoas preocupadas demais apenas em transmitir suas ideias. O resultado são textos frios e técnicos, que não envolvem e, portanto, não têm grande impacto.
Sinais de que você não escreve o suficiente:
Busca por dicas de escrita mas não coloca nada em prática.
Começa a escrever tentando encaixar suas ideias em técnicas.
Escreve só de vez em quando e sente o peso da expectativa pelos resultados.
Se você não escreve o suficiente, precisa desenvolver o hábito de organizar seus pensamentos em textos, aprender a ganhar intimidade com as palavras e a aprofundar suas ideias intuitivamente.